Search Query Report
Um Google Adwords disponibiliza uma ferramenta, chamada "Search Query Report" que nos diz quais as pesquisas que originaram cliques. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Google Analytics, não fornece essa informação. Quando o Google Analytics diz as palavras chaves que trouxeram visitantes para o nosso site, são as palavras chaves que estão na nossa campanha Adwords (no meu exemplo relógios Dolce & Gabbana), e não a pesquisa que o visitante fez (fotos de relógios) e que originou o clique. O Search Query Report permite-nos saber qual foi a pesquisa realmente feita pelo visitante no Google que originou o clique, e qual dos nossos anúncios foi exibido.
Como obter um Search Query Report
Para obtermos um relatório "Search Query Report" escolhemos a opção "Reports" na conta Google Adwords, e em seguinda "Create new report". Agora escolhemos o relatório que queremos, neste caso o "Search Query Performance". Ainda nesta página temos algumas opções, tais como, que espaço temporal queremos analizar, e qual a campanha. O relatório demora alguns minutos a ser preparado. Uma vez completo temos então a informação de quais foram as pesquisas que exibiram os nossos anúncios e originaram os cliques. Podem descobrir o mesmo que eu descobri ontem; que há pesquisas a originarem cliques (e a gastarem o meu dinheiro) e que eu sei não vão converter, e para as quais eu não quero exibir os meus anúncios.
Broad Match ou Phrase match
Uma maneira de fazer com que os nossos anúncios Adwords sejam mostrados para pesquisas mais qualificadas é escolher a opção "phrase match". Esta opção faz com que os nossos anúncios sejam exibidos sempre que as nossas palavras chaves aparecem na pesquisa, da forma com estão escritas, ainda que depois em conjunção com outras palavras. No exemplo que dei em cima, o nosso anúncio vai aparacer para

uma pesquisa relógio Dolce & Gabbana modelo ibiza, mas já não vai aparecer para uma pesquisa de replicas Dolce & Gabbana. Para usarem a opção phrase match em vez da broad match, basta que insiram as palavra chave entre aspas (" " ) na campanha Adwords (ver imagem).
Negative keywords
Para finalizar este post sobre Adwords e palavras chaves, e antes que vos adormeça a todos, quero só abordar a questão das "negative keywords". As "negative keywords" são palavras para os quais nós não queremos que os nossos anúncios sejam exibidos se estas palavras aparecerem na pesquisa. Por exemplo, voltando aos "relogios Dolce e Gabbana", eu posso ter como "nagative keywords" as palavras "replica", "grátis" e "fotos". Assim, se a pessoa pesquisar replica relogios Dolce e Gabbana, o anúncio não vai ser exibido.
Uma boa fonte de ideias para as "negative keywords" é precisamente o relatório "Search Query Report", mas uma ainda melhor é com o Google Adwords Keyword Tool. Inserem aqui a vossa palavra chave "principal" (relogio dolce e gabanna), e depois, por entre as sugestões de pesquisas, escolhem aquelas palavras para o qual não querem que o anúncio seja exibido (negative keywords).
Inserir as "negative keywords" é muito fácil, pois têm essa opção logo no cimo da página da campanha Adwords com os restantes detalhes dessa campanha (ver imagem).

Em relação a isto é tudo, relembro só que está a decorrer o leilão da palavra dinheiro, e que para já o valor é bastante baixo. Onde anda o pessoal do dinheiro?
Receba automaticamente novidades via email ou RSS.Entre em contato para nos sugerir ou enviar uma Materia/Post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário